50 dias de carnaval: A grande novidade do Rio de Janeiro

Quem gosta de carnaval certamente já deve estar pensando em ir para o Rio de Janeiro depois de descobrir que por lá essa data irá durar exatos 50 dias. É isso mesmo que você entendeu: 50 dias de carnaval.

Com o intuito de manter a mesma quantidade de turistas que recebeu para o ano novo – um número recorde de 1,7 milhão de pessoas –, a cidade decidiu praticamente emendar uma data na outra e já começar as comemorações de forma antecipada.

Para se ter uma ideia, grande parte dos espetáculos acontecerá no mesmo palco montado até então para o réveillon na praia de Copacabana.

Diversos shows estão previstos para serem realizados no local desde janeiro, mais especificamente do dia 12, até o último dia oficial de carnaval.

Ou seja, você precisa começar a se preparar para esses 50 dias de carnaval que já começaram a fim de curtir o máximo possível essa data tão especial para os brasileiros.

Para isso não deixe de continuar a leitura deste artigo que foi preparado exatamente para te contar tudo sobre a grande novidade do Rio de Janeiro. Vamos lá?

Quando vai cair o carnaval em 2020?

Para começar, é importante destacar que a terça-feira de carnaval no ano de 2020 cairá no dia 25 de fevereiro.

Sendo assim, a maioria das comemorações está prevista para acontecer a partir do dia 20/02, já que:

  • 21/02 – sexta-feira;
  • 22/02 – sábado;
  • 23/02 – domingo;
  • 24/02 – segunda-feira;
  • 25/02 – terça-feira;
  • 26/02 – quarta-feira de Cinzas.

Essas datas acima são consideradas o calendário oficial do carnaval no Brasil.

A grande diferença é que o carnaval no Rio de Janeiro, como já explicado, será um pouco diferente e mais longo.

Ele já começa logo no mês de janeiro e tem previsão para acabar apenas depois da quarta-feira de Cinzas.

Resumidamente, portanto, são vários dias de folia para curtir aquelas marchinhas de carnaval antigas, rever e festejar com os amigos, sair um pouco da rotina, entre muitas outras coisas divertidas.

Para conseguir aproveitar ainda mais, nada melhor do que conferir a programação dos 50 dias de carnaval, não é mesmo?

Então a boa notícia é que esse é o assunto do próximo tópico.

Programação carnaval 50 dias

Antes de qualquer coisa é importante ressaltar que a empresa que está por trás desses 50 dias de carnaval é a Riotur, uma companhia de turismo do Rio de Janeiro.

Segundo informações divulgadas por essa organização, o carnaval mais longo da história teve início no dia 12 de janeiro, um domingo.

Essa data, na verdade, já havia sido anunciada pela Riotur ainda durante a comemoração do ano novo na praia de Copacabana.

Desse dia até o começo de março muitos shows e blocos irão animar a cidade maravilhosa.

Falando especificamente sobre os blocos de carnaval, a programação é a seguinte:

  • 2 de fevereiro: Bloco da Lexa;
  • 9 de fevereiro: Carnaval Square (Claudia Leitte);
  • 15 de fevereiro: Chora me Liga;
  • 16 de fevereiro: Bloco da Preta;
  • 22 de fevereiro: Cordão da Bola Preta;
  • 25 de fevereiro: Fervo da Lud;
  • 29 de fevereiro: Bloco das Poderosas;
  • 1º de março: Monobloco.

A expectativa da Riotur é que a concentração dos desfiles com maior público aconteça no centro, pois é um lugar da cidade com menos moradores e com um trânsito reduzido nessa época do ano.

É válido lembrar ainda que o desfile das escolas de samba será realizado entre 21 e 24 de fevereiro, sendo dia 29/02 o desfile das campeãs.

Como deu para notar, portanto, o carnaval do Rio de Janeiro começou no dia 12 de janeiro e está previsto para acabar apenas no dia primeiro de março.

Haja energia e disposição para aguentar tantos dias de folia, não é mesmo?

A boa notícia é que a Riotur garantiu que já existe todo um esquema montado a fim de oferecer ao público ótimos dias de diversão, evitando ao máximo qualquer tipo de problema.

Dicas para curtir os 50 dias de carnaval

A primeira dica para conseguir aproveitar bastante todos esses dias de folia é investir nas roupas, nos acessórios e também na maquiagem.

Muitas blogueiras e famosas já estão lançando tendências para o carnaval 2020.

Portanto, lembre-se de ficar de olho para arrasar no seu visual, certo?

Para quem namora, a dica para curtir bastante essas datas é procurar uma fantasia para carnaval de casal.

Existem muitas opções disponíveis como, por exemplo, dessa forma, ao contrário do que muitos pensam é sim possível curtir o carnaval ao lado da pessoa amada e se divertir bastante da mesma forma.

Além disso, outra coisa fundamental é tomar bastante cuidado com seus pertences.

Afinal de contas, a expectativa da prefeitura é que a quantidade de turistas nos 50 dias de carnaval supere de maneira significativa o número de 2019, que foi de 1,6 milhão de pessoas.

Para finalizar, se beber não dirija em hipótese alguma e também respeite sempre as demais pessoas que estarão curtindo junto com você todos esses dias.

Carnaval de rua 2020 RJ: Ambulantes

Além de ser um período de muita diversão, os 50 dias de carnaval também são uma grande oportunidade para quem deseja conseguir uma renda extra.

Isso porque é possível se tornar um vendedor ambulante autorizado pela Riotur e trabalhar nos blocos de rua oficiais vendendo alguns produtos.

Para isso, entretanto, era necessário ter feito uma inscrição até o dia 9 de janeiro através do site www.carnavalderua2020.com.br, ter mais de 18 anos, possuir CPF e RG, bem como um comprovante de residência da cidade do Rio de Janeiro.

Então, no dia 10 de janeiro foi feito um sorteio para contemplar 10 mil vendedores ambulantes que foram convocados por meio do e-mail e de um SMS.

Os sorteados precisam agora realizar um agendamento pelo mesmo site utilizado para a inscrição e comparecer ao local que será indicado com os documentos necessários a fim de retirar o kit (credencial, isopor e colete).

Isso tudo mostra que os 50 dias de carnaval serão capazes de movimentar bastante a economia da cidade do Rio de Janeiro.

Aliás, não é por acaso que tanto órgãos públicos quanto privados estão investindo nessa data comemorativa.

Portanto, se você ainda não sabia onde ia passar o carnaval de 2020, agora já tem um excelente destino.

O que está esperando para se planejar e aproveitar o máximo dos 50 dias de carnaval?

Se precisar, é só solicitar a nossa ajuda por meio dos comentários.