Barra Grande Maraú: O paraíso do litoral Sul da Bahia

Está cada vez mais difícil encontrar lugares para visitar que conseguiram manter seus encantos mesmo com o passar do tempo, não é mesmo?

No entanto, no litoral Sul da Bahia, em um lugar conhecido como Barra Grande Maraú, isso é ainda possível.

Pode-se dizer que lá a interferência humana não estragou as paisagens naturais. Na verdade, elas estão ainda muito bem preservadas.

Já imaginou conseguir caminhar descalço por toda a cidade, em ruas com areia branca e macia, sem se preocupar com absolutamente nada?

Se é isso o que você mais deseja, então acabou de encontrar o lugar ideal para visitar nas próximas férias.

Sim, é isso mesmo. Todas as ruas do local são de areia, dessa forma a sensação de estar na praia acaba permanecendo.

Na verdade, Barra Grande é apenas a entrada de Maraú e o local mais indicado para se hospedar, entretanto ainda existem outras coisas belíssimas para serem visitadas.

As piscinas naturais e o visual exuberante da praia de Taipu de Fora é um grande exemplo.

O ideal é reservar algo em torno de cinco a sete dias para conseguir realmente conhecer e visitar toda a Península de Maraú.

Somente assim dará tempo para ver todas as praias e fazer tudo aquilo que tem direito, ou seja, aproveitar muito a viagem. Com certeza você não vai se arrepender de passar uma semana descansando com uma vista tão bela.

É importante mencionar que a Península está localizada a 270 km ao sul de Salvador e é um lugar de difícil acesso – por isso que as belezas naturais estão intactas ainda.

Para ir até Barra Grande, por exemplo, é preciso andar alguns quilômetros em estrada de terra ou percorrer um trajeto de barco ou de lancha. De qualquer forma, vale a pena.

Está pensando em ir para Barra Grande Maraú?

Então veja ao longo deste conteúdo algumas informações importantes sobre esse local que é um dos principais destinos escolhidos pelos turistas para relaxar durante uns dias.

O que fazer em Barra Grande Maraú?

Barra Grande Maraú é um dos melhores lugares para aquelas pessoas que desejam sossegar durante os dias de folga. Isso porque a tranquilidade do local, somada às belezas naturais, transmite uma sensação de paz muito grande para qualquer turista.

Outro ponto interessante é que como existem vários lugares para conhecer, dá para montar um roteiro de acordo com as suas preferências antes de ir para a Península de Maraú.

Se preferir, por exemplo, os seus dias nesse local podem ser baseados em tomar um banho de mar, fazer um passeio diferente, comer algumas coisas gostosas e mergulhar nas piscinas naturais.

Realmente algo muito relaxante, não é mesmo?

Outras coisas interessantes para fazer em Barra Grande Maraú são:

  • Passear pelas ilhas da Baía de Camamu até a Cachoeira do Tremembé;
  • Visitar o povoado de Taipu de Dentro e curtir a vila de Barra Grande;
  • Praticar snorkeling nas piscinas naturais;
  • Tomar um banho no Rio carapitangui;
  • Assistir ao pôr do sol na Ponta do Mutá;
  • Conhecer a Lagoa do Cassange;
  • Percorrer a Trilha das Bromélias de quadriciclo.

Dentre todas essas coisas, com certeza duas não podem faltar. Para começar, ir para Barra Grande Maraú e não nadar nas piscinas naturais de Taipu de Fora é um grande erro.

Essas piscinas naturais possuem uma beleza indescritível e a boa notícia é que para conhecê-las não é necessário pegar um barco, basta dar alguns passos depois da areia e pronto.

E, por fim, a segunda coisa é assistir ao pôr do sol na Ponta do Mutá, um lugar no qual esse espetáculo é muito mais incrível do que você pode imaginar. Sendo assim, não deixe de separar um dia para assistir ao pôr do sol desse lugar maravilhoso, certo?

Quando ir?

Como o acesso ao local é um pouco difícil, Barra Grande Maraú acaba não ficando lotada nem mesmo em períodos de alta temporada.

E como o clima é quente praticamente o ano todo, não existe uma época certa para fazer a viagem.

No entanto, é preciso ficar atento ao período de altas chuvas e da maré correta para que realmente dê para ver as piscinas naturais.

Levando tudo isso em consideração, fica a sua escolha o momento certo para fazer essa viagem.

Os meses com maior índice de chuva são de março a julho, enquanto que de setembro a fevereiro não chove tanto.

Pousadas e hotéis

Ao ir até a Península de Maraú, é possível escolher entre duas alternativas de hospedagem: Taipu de Fora e Barra Grande. Apesar de serem próximas, o mais recomendado é ficar em Barra Grande a fim de ter acesso a mais lugares de forma mais fácil.

Além disso, mesmo ficando em Barra Grande dá para se deslocar para Taipu de Fora quando quiser.

Na vila de Barra Grande existe uma oferta grande de pousadas e é claro que a melhor vai depender das suas preferências em específico.

Se preferir, uma boa opção também é dividir as hospedagens, ou seja, ficar um pouco em cada lugar para conseguir conhecer tudo também.

Ao fazer isso a viagem se torna um pouco mais cansativa, mas vale muito a pena.

Um ponto importante para destacar é que nessa região não existem grandes redes de hotéis ou resorts luxuosos, por exemplo.

A maioria das hospedagens são simples, mas com o pé na areia.

Ou seja, não dá para reclamar em nenhum momento.

Em relação ao preço, ele varia muito dependendo dos gostos de cada turista, entretanto há opções acessíveis para praticamente todas as pessoas.

E é por isso que fazer uma boa pesquisa é fundamental antes de qualquer coisa.

Ficou ainda mais interessado em conhecer Barra Grande Maraú?

Então já planeje a sua próxima viagem para esse destino que é realmente incrível, você com certeza não vai se arrepender.

Não deixe de começar a fazer algumas pesquisas a fim de conhecer ainda mais o local e saber como e onde se hospedar.