Natal: a cidade com mais dias de sol no Brasil

Você já parou para pensar porque a cidade de Natal possui esse nome? Sim, a capital do estado do Rio Grande do Norte foi fundada em 25 de dezembro.

Então, não tinha nenhum outro nome que representasse tão bem o local. As belíssimas paisagens e praias, assim como a gastronomia única, são os principais fatores que atraem cada vez mais turistas para lá.

A capital é muito famosa também por ser considerada a cidade com mais dias de sol no Brasil. Em média, ele aparece cerca de 300 dias por ano.

Dessa forma, é bem difícil viajar para lá e não conseguir aproveitar ao menos um dia ensolarado.

O ar puro do local também é algo perceptível pelos visitantes, principalmente aqueles que passam o dia a dia em grandes metrópoles e convivem com muita poluição.

Áreas verdes, rios e praias compõem o cenário da cidade de Natal. Para se ter uma ideia, não é preciso ir longe para ver as dunas.

Praias de Natal

Isso porque no meio da cidade está preservado o Parque de Dunas (segunda maior área de preservação do Brasil).

Portanto, as paisagens naturais acabam se misturando com o meio urbano e pode ser por isso que o ar do local é tão fresco.

Ir para Natal é sinônimo de muitos passeios. É difícil visitar essa capital e não ficar com vontade de conhecer vários lugares diferentes.

Os passeios de buggy, por exemplo, não podem ficar de fora do roteiro de nenhum turista.

A única dúvida, na verdade, é se ele será com ou sem emoção, isso vai depender de cada um.

Mas, é claro que com emoção vale muito mais a pena.

Um dos melhores bairros para ficar na cidade é conhecido como Ponta Negra.

Grande parte dos hotéis estão nessa região, muito conhecida por possuir uma excelente estrutura para receber os turistas.

De qualquer forma, falaremos com detalhes a respeito desse assunto mais para frente.

Por isso, continue sua leitura para conhecer ainda mais da cidade com mais dias de sol no Brasil.

O que fazer em Natal?

Ponte em Natal

A capital do estado do Rio Grande do Norte é um destino perfeito para quem quer separar alguns dias para descansar e ao mesmo tempo curtir vários passeios.

Como existem realmente muitas coisas para se fazer na cidade, o mais recomendado é planejar um roteiro antes da viagem.

Não se esqueça de que esse roteiro precisa levar em consideração o tempo que será passado no local, certo?

Mas, quais são as opções para colocar no roteiro?

Veja logo abaixo.

Morro do Careca

O Morro do Careca, uma duna no extremo da praia de Ponta Negra, é um dos principais cartões postais da cidade.

Vale ressaltar que hoje não é mais permitido subir na duna como antes.

Sendo assim, o ideal é admirá-la de longe, seja de dia ou à noite. Isso mesmo, durante a noite o local recebe uma iluminação especial, o que deixa tudo ainda mais incrível.

Parrachos de Maracajaú

Esse é com certeza o melhor passeio para apreciar o universo marinho. Ele começa a partir de uma ida até a praia de Maracajaú, que fica por volta de 60 km de Natal, e depois continua em um passeio de barco até os parrachos.

Nas águas cristalinas do local, é possível fazer diferentes tipos de mergulhos, desde aqueles mais simples até os mais profundos.

Contudo, mesmo para quem preferir ficar próximo à superfície, dá sim para enxergar a vida marinha existente no local.

Visitar os Parrachos de Maracajaú é uma ótima opção para quem ama a natureza.

Passeio pelas Dunas de Genipabu

Praticamente nenhum turista sai de Natal sem ter feito antes esse passeio pelas Dunas de Genipabu.

O passeio feito de buggy, é claro, passa pelas Dunas de Genipabu, mas não acaba por aí.

Para falar a verdade, ele dura um dia todo e é possível conhecer também outros parques de dunas, como Pitangui e Graçandu.

O visual é encantador, por isso não se esqueça de levar uma câmera para tirar belíssimas fotos.

Durante o passeio, existe também a possibilidade de fazer uma parada para andar de dromedário, que custa cerca de R$ 35, assim como na nascente do Rio Pratagi e na Lagoa do Jacumã.

Ou seja, em apenas um passeio é possível conhecer diferentes lugares.

Centro de Turismo de Natal

Para quem viaja e já pensa em comprar algumas lembrancinhas, então não pode deixar de ir até o Centro de Turismo de Natal, um lugar grande e com várias lojas.

Os principais itens vendidos no local são: peças de decoração, redes, vestidos, camisetas, entre diversos tipos de lembranças da cidade.

A gastronomia de Natal também precisa ser aproveitada. Se você é uma pessoa que gosta de camarão, então com certeza se sentirá no paraíso.

Conhecer diferente tipos de restaurantes e experimentar a comida local também é uma excelente escolha.

Quando ir?

Esportes em Natal

Como Natal possui vários dias de sol, não existe uma época certa para fazer uma viagem para lá.

Apenas não esqueça de levar roupas leves e de passar bastante protetor solar para não ter nenhum problema depois, certo?

A cidade é muito quente, o que é perfeito para curtir os passeios e as praias.

Pousadas e hotéis

Ponta Negra

Ponta Negra

Como já foi mencionado antes, o melhor bairro para ficar hospedado é Ponta Negra. A infraestrutura do local para receber turistas é muito boa, além disso ele é perto de praias, bares e restaurantes.

Em Ponta Negra dá para encontrar hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos.

A escolha vai depender do seu orçamento e das suas preferências.

Outra região conhecida pela variedade de hotéis também é a Via Costeira.

No entanto, nesse caso o deslocamento acaba sendo um pouco mais complicado, isso porque não existe quase nada por perto, apenas os hotéis e as pousadas mesmo.

Os preços variam bastante, portanto fica a sua escolha.

Resumindo, Natal é um dos destinos mais incríveis do Brasil.

Conheça Natal e suas tradições

Apesar de não possuir um território muito extenso, Natal, a capital do Rio Grande do Norte, é rica em belezas naturais e muita cultura, que exalta a diversidade do Brasil em cores, sabores e tradições.

Natal é a menor capital brasileira em questão de território, no entanto a cidade ocupa o sexto lugar em densidade populacional do país, o que reflete em uma região cheia de características únicas.

A capital do Rio Grande do Norte é destino de muitas pessoas do Brasil e também do mundo todo, que vão até a cidade nordestina para aproveitar praias espetaculares e belezas naturais que só se encontra ali.

A região, apesar de pequena, conta com várias praias e pontos turísticos que atraem visitantes todos os anos, principalmente na época de calor, como o verão e a primavera.

Com muitas dunas de areia branca e praias com águas azuis cristalinas, a capital nordestina é destino certo para quem deseja curtir paisagens naturais e um clima gostoso nos dias de calor das férias.

A cidade também é rica em tradições e possui uma culinária única, característica do nordeste do Brasil.

Além disso, Natal é palco para diversos espetáculos, como novelas, shows e festivais que se mesclam com as belezas do litoral.

Para quem deseja conhecer o Brasil, a capital do Rio Grande do Norte é uma ótima opção, pois, além de aconchegante, a cidade é rica em cultura e características únicas que trazem um charme especial para a região.

Descubra mais sobre Natal e suas tradições a seguir, neste artigo que preparamos especialmente para você.

Confira!

História de Natal

A capital nordestina foi fundada em 1599, na era colonial do Brasil, como uma construção para proteger a capitania do Rio Grande do Norte.

A cidade foi desenvolvida a partir do Rio Potengi, possibilitando que os portugueses observassem a região para evitar possíveis ameaças.

Algum tempo depois de sua criação, Natal passou por momento delicados como, por exemplo, a invasão dos holandeses em busca de açúcar que, no entanto, deixou uma herança cultural grande para a capital e fez parte do desenvolvimento da região.

Natal, desde então, sofreu fortes alterações que contribuíram para o seu crescimento como cidade no cenário nacional e internacional, destacando-se no campo do turismo, que agora faz parte de sua história.

Praias de Natal

A capital do Rio Grande do Norte é conhecida, principalmente, por suas belíssimas praias e paisagens naturais.

Natal possui cenários que, às vezes, sequer parecem reais, devido à tamanha grandeza das maravilhas nordestinas.

Com praias limpas, de areia branca e mar azul como o céu, a cidade do nordeste é destino de muitos visitantes e turistas de todo o mundo, que vem para o Brasil a fim de conhecer o paraíso tropical das terras latino-americanas.

Além de turistas do exterior, Natal recebe muitos visitantes brasileiros, que vão até o nordeste para conhecer melhor as belezas nacionais e as famosas praias da região.

Os principais cenários de Natal, por sua vez, são as praias e as dunas, que se destacam em âmbito nacional, aparecendo, até mesmo em novelas.

A Praia da Ponta Negra, por exemplo, é uma das mais populares da região e, como dizem, é ali onde tudo acontece.

Na região, é possível encontrar hotéis com serviços de qualidade e restaurantes renomados, além de feiras que traduzem a cultura do nordeste e uma vida noturna agitada.

Há também a Praia dos Artistas, mais um cenário paradisíaco de Natal que conta com muitos coqueiros e quiosque para curtir o mar com toda a família.

Genipabu não pode ser deixada de lado na lista de praias de Natal.

A região é conhecida por suas dunas, onde é possível andar de buggy e aventurar-se nas belezas naturais da cidade – o lugar é quase um oásis em meio a terra e é um dos principais pontos turísticos da capital .

Além disso, Genipabu já foi cenário para algumas novelas brasileiras que fizeram muito sucesso mundo afora, como Tieta, O Clone e Flor do Caribe.

Tradição: As festas típicas de Natal

Natal é muito popular por seu carnaval que, desde 1991, carrega mais de um milhão de foliões para as ruas, na festa que movimenta todo o Brasil.

O chamado “Carnatal” acontece no final do ano, no mês de novembro, em paralelo à tradicional festa brasileira que, geralmente, ocorre nos meses de fevereiro ou março.

O evento é um dos maiores carnavais fora de época do mundo e atrai milhares de pessoas para a capital nordestina.

Em contrapartida, além de festas populares, Natal também possui algumas comemorações especiais, que são muito conhecidas na região, como a Festa do Camarão, por exemplo, que exalta a culinária nordestina em um festival rico em gastronomia.

Culinária nordestina em Natal

Culinária de Natal

Culinária de Natal

A gastronomia do nordeste é, por si só, um marco brasileiro, que traduz nos sabores a diversidade e a riqueza do nosso país.

E, em Natal, a história não é diferente!

A culinária da capital nordestina é rica em ingredientes e sabores únicos da região, que trabalha com carinho os produtos naturais daquele local do país.

Um dos pratos mais tradicionais de Natal é a Ginga de Tapioca, que nada mais é do que uma sanduíche feito com tapioca e peixe frito.

Além disso, a carne de sol também se destaca na gastronomia local e conquista diversos visitantes que conhecem, aos poucos, os sabores do nordeste.

A carne de sol é um prato típico do Rio Grande do Norte e, geralmente, vem servida na manteiga, com feijão verde, paçoca e macaxeira – ou mandioca, como o legume é chamado em outros estados.

A culinária de Natal é rica em sabores e ingredientes característicos do nordeste, o que dá um charme a mais a cada prato.

Quem visita o nordeste sempre guarda um lugar especial no coração para Natal, que acolhe os turistas e envolve, quem quer que seja, na cultura e nas tradições da região – rica em diversidade, sabores e histórias, que constroem um local e um povo único.

Não tem como não se apaixonar por Natal!

Se você estava em dúvida de ir ou não para lá na sua próxima viagem, então com certeza agora vai conseguir se decidir, não é mesmo?

Aproveite para já começar a pensar no roteiro também.