O que fazer em Ouro Preto: uma cidade histórica

O que fazer em Ouro Preto viajando para conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil.

É isso o que você procura?

Se a resposta for positiva, então não deixe de visitar Ouro Preto, uma cidade que hoje é tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Essa é uma das cidades históricas que com certeza mais chama atenção de muitos turistas, principalmente por conta do seu conjunto arquitetônico sem igual.

Não tem como não ficar fascinado ao andar pelas ladeiras de pedra do Centro e conhecer alguns momentos como, por exemplo, a Igreja de São Francisco de Assis, a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, o Museu da Inconfidência e a Casa dos Contos.

Igreja de Ouro Preto - o que fazer em ouro preto

Casarões coloniais, igrejas barrocas do século XVII e as belas paisagens naturais são os principais atrativos da cidade.

Localizado no estado de Minas Gerais, apenas a 100 km da capital Belo Horizonte, o município de Ouro Preto já foi um dos principais palcos da corrida em busca do ouro e, infelizmente, do trabalho escravo também.

De qualquer forma, o que realmente importa é que hoje a cidade guarda uma parte importantíssima da história do Brasil, o que atrai a maioria dos turistas que vai até lá.

Uma das melhores vantagens de viajar para esse lugar é que é possível tanto passar um dia quanto dez na cidade, fica a escolha de cada visitante.

Para quem gosta de um passeio bate e volta em um fim de semana, por exemplo, é uma ótima alternativa.

Entretanto, se preferir também dá para passar vários dias e mergulhar de cabeça em toda a história que o local oferece.

Ao andar pelas ladeiras da cidade, qualquer pessoa sente como se estivesse voltado para o século XVII ou XVIII, é algo muito surpreendente.

Viajar para Ouro Preto é enxergar de uma forma muito diferente como se deu a construção do Brasil.

Mesmo que você já tenha lido muitos livros e estudado bastante o assunto, com toda a certeza não existe nada melhor do que estar em um lugar que foi tão importante e que hoje é rico em cultura.

Além de tudo, não se esqueça de que Ouro Preto fica em Minas Gerais. Sendo assim, apreciar a culinária local é algo que também não pode ficar de fora da viagem.

Quer saber ao certo tudo o que dá para fazer nessa cidade tão incrível?

Então acompanhe até o final este conteúdo.

O que fazer em Ouro Preto

Apesar de ser possível fazer tanto viagens curtas quanto viagens longas, mostraremos neste artigo algumas opções para entreter-se por vários dias.

Vale ressaltar que existe uma quantidade muito grande de pontos turísticos para serem visitados, além disso há também as outras cidades históricas que ficam na região e que podem ser acessadas facilmente.

Dessa forma, para uma viagem mais curta o mais recomendado é focar apenas em Ouro Preto e em seus principais monumentos históricos.

Veja a seguir algumas das principais opções para visitar.

Igrejas

Para começar, você não vai encontrar outro lugar que possui tantas igrejas abertas à visitação e tão bonitas.

E não é por causa da religião que esses lugares merecem uma visita não.

É claro que para quem é religioso dá para unir o útil ao agradável, entretanto as igrejas da cidade são, na verdade, grandes obras de arte da arquitetura colonial.

Ou seja, são lugares incríveis de se apreciar, tanto por dentro quanto por fora.

Alguns artistas como Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, Manuel da Costa Ataíde e Francisco Xavier de Brito são apenas exemplos dentre todos os nomes importantes que ajudaram a construir a arte barroca mineira, seja em edifícios, esculturas ou nas pinturas das igrejas.

Dessa forma, visitar qualquer igreja da cidade é como entrar em um museu.

Isso porque a quantidade de história e de cultura presentes em cada uma dela é algo surreal.

O grande problema é que algumas igrejas não possuem um horário certo para abrir ou para fechar ou até mesmo podem estar fechadas para algum tipo de restauração.

Além disso, também pode ser necessário pagar algo em torno de R$ 5 para vê-las por dentro, mas o investimento vale a pena.

Museus

Entrar nas igrejas de Ouro Preto é como entrar em um museu, certo?

No entanto, também existem museus importantes na cidade que devem ser visitados.

Para se ter uma ideia, esses museus ajudam a contar como a antiga Vila Rica se tornou Outro Preto, além da grande influência da atividade mineradora, da escravidão e da religião no local.

Na verdade, todos esses aspectos mencionados foram fundamentais para o desenvolvimento da região.

Os principais museus são: Museu da Inconfidência, Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, Museu do Oratório, Museu Aleijadinho e Museu da Arte Sacra. Alguns monumentos também valem uma visita: Casa da Ópera, Casa dos Inconfidentes, Casa dos Contos e a Casa de Tomás Antônio Gonzaga.

A arquitetura colonial está presente em todos eles.

Antigas minas

Como já foi falado e como você já deve saber também, Ouro Preto foi uma cidade fundamental para o ciclo do ouro no Brasil.

Entretanto, não resta muita coisa desse produto, a riqueza, na verdade, foi levada toda para a Europa na época.

De qualquer forma, ainda é possível fazer uma visita às minas de onde essas pedras preciosas eram retiradas.

Nas visitas, os turistas entram nas minas e escutam detalhes de como aconteceu a exploração nos locais e também como funcionava o trabalho escravo.

Esses passeios são sempre acompanhados por guias e custam por volta de R$ 25.

Culinária típica

Para finalizar, não deixe também de experimentar um pouco da culinária típica da região.

Não é para menos que Minas Gerais é conhecida pelas suas comidas: cachaça, torresmo, tutu, feijão tropeiro, pão de queijo e doce de leite, por exemplo, são apenas algumas opções para se deliciar.

Como você percebeu, existem várias coisas para se fazer em Ouro Preto, uma cidade que é extremamente rica em cultura e história.

Sendo assim, defina a quantidade de dias que pretende passar no local e já comece a planejar o seu roteiro agora mesmo.