Pontos turísticos de Curitiba

A capital do estado do Paraná e os pontos turísticos de Curitiba, é uma cidade que realmente chama atenção principalmente por causa do cuidado existente com o planejamento urbano e com a preservação das áreas verdes.

Além de tudo, o local ainda proporciona um ótimo padrão de vida para os moradores.

Mas, e em relação aos turistas? Quais são os principais pontos turísticos de Curitiba para se visitar?

Por mais incrível que pareça, muitas pessoas acabam tendo essa dúvida.

Mesmo a cidade estando totalmente preparada para receber inúmeros visitantes da melhor forma possível, a principal pergunta é o que fazer em Curitiba.

Será que é só o frio que chama atenção no local ou existem mais coisas interessantes também?

É claro que existem várias outras coisas interessantes também.

pontos turísticos de curitiba

À primeira vista pode ser um pouco difícil de entender quais são elas, no entanto o município realmente conta com excelentes roteiros para que os visitantes consigam aproveitar o máximo de coisas possíveis.

Apesar da grande diferença que existe no vocabulário dos moradores da região, adaptar-se a ele para conseguir curtir a viagem é algo bastante fácil.

O complicado é compreender o clima, uma vez que é possível passar por todas as estações do ano em apenas um dia. Lá acontece aquele famoso tira e coloca casaco, sabe?

Entretanto, tudo vale a pena para conhecer essa cidade tão incrível.

O que atrai vários visitantes à Curitiba é o fato de que a cidade é fácil de ser explorada.

Para se ter uma ideia, os grandes parques da cidade possuem uma beleza incrível e são muito acessíveis, assim como acontece com os museus e com as comidas típicas da região.

Ao juntar tudo isso com a intensa vida noturna que existe no local, com bares e baladas, por exemplo, com certeza não tem como deixar a cidade de fora da sua lista de lugares para conhecer.

Levando tudo isso em consideração, este guia foi preparado com o intuito de te mostrar os principais pontos turísticos de Curitiba.

Veja atentamente antes de fechar a sua próxima viagem para essa cidade que é muito interessante.

Pontos turísticos de Curitiba

pontos turísticos de curitiba

Além de ser acolhedora, Curitiba é uma cidade muito amigável com os visitantes também. Isso porque praticamente todos os pontos turísticos existentes estão dentro de um raio de 8 km – tendo o centro como referência.

Essa região também possui uma grande diversidade de hotéis para todos os gostos e bolsos.

Falando especificamente sobre os pontos turísticos, existem vários lugares para conhecer em Curitiba, alguns inclusive que dá até mesmo para aprender um pouco mais a respeito dessa cidade que é tão importante para o país como um todo.

Confira a seguir mais informações sobre esses pontos turísticos!

Centro Histórico

Curitiba

Em primeiro lugar, o Centro Histórico pode ser um excelente ponto de partida para começar a conhecer a cidade.

Essa região, como o próprio nome já sugere, preservou algumas características importantes dos séculos passados, ainda quando o local era conhecido como a pequena Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Esse centro possui ruas de pedras ainda e conta com alguns monumentos importantes, como a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas, a qual foi a primeira construída no município.

Ainda dá para conhecer outros lugares, a saber: o Palácio Giuseppe Garibaldi – lugar onde os imigrantes italianos se encontravam -, o Museu de Arte Sacra, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito – a qual foi construída para o culto dos escravos – e algumas obras arquitetônicas que foram restauradas. Ou seja, opções não faltam.

Museus

Locais Turísticos em Curitiba

Além do Centro Histórico, os museus também são ótimas formas de conhecer um pouco mais sobre a história da cidade e, por consequência, do Brasil.

O Museu Paranaense conta com fotografias, cenários e objetos da época que são capazes de explicar como aconteceu o desenvolvimento do estado do Paraná.

Da mesma forma, o Museu Ferroviário tem como objetivo mostrar a história do meio de transporte de Curitiba que até hoje é algo que agrada e muito as pessoas.

Existem também alguns museus destinados à arte como, por exemplo:

  • Museu Oscar Niemeyer,
  • Museu de Arte Contemporânea do Paraná e o
  • Museu do Holocausto de Curitiba.

Pontos turísticos de Curitiba: Parques e bosques

pontos turísticos de curitiba

Por fim, outra coisa que chama bastante atenção dos visitantes com toda a certeza são os parques e bosques presentes na cidade.

Para quem não sabe, a capital do Paraná também é chamada de cidade verde por conta desse fato.

Ao todo, há mais de 30 opções diferentes para aquelas pessoas que gostam de passear ao ar livre e, ao mesmo tempo, ter contato com a natureza.

Os parques, que na verdade foram criados para diminuir as enchentes na cidade, hoje são considerados o cartão de visita do local.

Ao ir até Curitiba não tem como não conhecer:

Parques de Curitiba

  • o Jardim Botânico,
  • o Parque Barigui,
  • o Parque Tanguá,
  • o Parque São Lourenço,
  • o Bosque Papa João Paulo II e
  • o Parque Tingui.

A maioria desses parques e bosques, além de ter uma beleza exuberante, também possui memoriais que homenageiam imigrantes.

Sendo assim, dá até mesmo para aprender um pouco mais nas visitas, algo que é sempre muito importante, não é mesmo?

Para finalizar, uma dica importante é que quem vai até Curitiba precisa estar preparado para enfrentar diversas temperaturas em apenas um só dia.

O tempo é muito inconstante e por isso é preciso levar diferentes tipos de roupas e não desistir de um determinado passeio apenas porque está chovendo, certo?

Lembre-se de que é muito provável que a chuva passe logo em seguida.

Com todos esses pontos turísticos de Curitiba, agora você já está preparado para planejar a sua próxima viagem.

Não se esqueça da questão da temperatura, que varia bastante durante o dia, e procure por opções de hotéis que caibam no seu bolso e que sejam bem localizados também.

Todas essas coisas são essenciais para curtir o passeio e não ter nenhum problema.