Porto de Galinhas: guia completo deste destino incrível

Porto de Galinhas: o guia completo

Águas cristalinas, areia branca, piscinas naturais e muita natureza – Porto de Galinhas é um dos melhores destinos turísticos no Brasil e isso não é à toa.

Todos os anos, centenas de brasileiros planejam férias paradisíacas na praia pernambucana.

Com um clima quente e muito aconchegante, a região ganhou fama por seu gigantesco conjunto de recifes que dão um toque especial a região.

Durante todo o ano, as águas mornas do mar convidam visitantes para imergir no estilo de vida da pequena vila em Porto de Galinhas, que conta com opções para toda a família, desde mergulhos nas piscinas naturais, surf, até passeios de jangada.

Para você ter uma ideia, a região já foi eleita por duas vezes consecutivas pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, como a melhor praia do Brasil.

Portanto, se Porto de Galinhas ainda não estiver na sua lista de próximos destinos, chegou a hora de adicioná-la e se planejar para fazer uma viagem incrível – com uma culinária rica em sabores e belas paisagens naturais.

Se você chegou até aqui para conhecer melhor Porto de Galinhas, continue lendo até o final.

Esse artigo foi feito para você.

Região

Porto de Galinhas está localizada na cidade de Ipojuca, estado de Pernambuco, no nordeste do Brasil.

A praia fica a somente 60 km do Aeroporto Internacional de Recife e garante o acesso rápido de turistas e locais à região, assim, em menos de uma hora é possível chegar lá.

Para quem viaja de carro, é possível chegar em Porto pegando a BR-101 e acessando a PE-038.

Durante o verão o destino ganha mais visitantes e passa ser concorrido por centenas de pessoas – resorts ficam lotados e até mesmo as pousadas mais simples tornam-se disputadas.

Por isso, se deseja conhecer a região, é preciso planejamento para definir tudo com antecedência, sem nenhum aperto.

História

No período que seguiu a abolição da escravidão no Brasil, a região de Porto de Galinhas era conhecida por receber, ilegalmente, muitos escravos, já que a capital de Pernambuco, Recife, vivia sob constante vigilância nos portos, o que impedia os contrabandistas de desembarcarem na cidade.

Dessa forma, os comerciantes ilegais seguiam para o distrito vizinho e alí acessavam os portos brasileiros.

Nos navios, os escravos eram trazidos junto a engradados de galinhas d’Angola – e daí vem o nome.

E, embora a região tenha sido nomeada em decorrência de eventos trágicos como estes, Porto de Galinhas conseguiu se recuperar e deixou o passado para trás, tornando-se um dos principais pontos turísticos do país.

Belezas naturais

Passeio com a familia na praia de Porto de Galinhas

Porto de Galinhas é uma região rica em belezas naturais, que englobam piscinas de água morna, grande biodiversidade marinha e lindos recifes.

As belezas naturais da praia nordestina são tão atrativas, que ela possui um dos litorais mais procurados no Brasil, segundo a lista de destinos mais desejados da Omnibees, uma empresa de soluções para o setor hoteleiro.

Nas praias, as águas são mornas e cristalinas, perfeitas para um por mergulho ou simples banho de mar para recarregar as energias.

As piscinas, por sua vez, são formadas por recifes e coqueiros, destacando-se por proporcionar opções de passeios de jangada e até mesmo mergulhos com snorkel – aquele equipamento que permite respirar dentro da água para apreciar a vida marinha de perto e nadar com os peixes.

Praias da região

Porto de Galinhas pós coronavírus

Porto de Galinhas fica próxima a muitas praias maravilhosas e não faltam opções na hora de montar o seu roteiro na região.

Além da tradicional praia da Vila, Cupe, Muro Alto, Serrambi e Maracaípe são opções incríveis que você pode conhecer.

Praia da Vila – Porto de Galinhas

A principal praia da região recebe o mesmo nome do distrito, contudo, também é conhecida como “Praia da Vila”.

Ela é uma das mais populares da região e nos meses de maior movimento torna-se um ponto super concorrido entre os banhistas.

Afinal, além de muito bonita, a praia de Porto de Galinhas ainda serve como ponto de partida das jangadas da região, que levam os turistas até as piscinas naturais, um pouco mais afastadas da orla.

Alí você pode curtir a bela vista do mar sentado na areia ou sentado nas jangadas ancoradas na beira da praia.

É possível também optar por pegar uma jangada e se aventurar nas piscinas naturais, onde pode-se observar a vida marinha e mergulhar nas águas calmas e aquecidas.

Praia do Muro Alto

Muro Alto, por outro lado, é super procurada pelos visitantes que preferem um mar mais calmo – como famílias e grupos que estão com crianças, por exemplo.

Localizada entre a praia de Porto de Galinhas e o Complexo Industrial Portuário de Suape, Muro Alto conta com uma vasta estrutura de hotéis e resorts, além de muitos complexos residenciais, que se espalham pelo litoral.

A praia possui cerca de 3 km de extensão e a região é contemplada por um grande arrecife, que resulta na formação de uma piscina natural à beira-mar, com águas transparentes e mornas, aquecidas pelo sol.

Praia do Cupe

Uma das maiores praias do município de Ipojuca, a praia do Cupe tem mais de 4,5 km de extensão, que se alongam por vários metros de areia branca.

Além disso, a região possui ondas fortes e selvagens, ideais para surfar.

Dessa forma, é necessário um maior cuidado por parte dos banhistas, principalmente para aqueles que viajam com crianças.

Quando o mar fica mais calmo, é possível observar trechos com arrecifes e piscinas naturais, que ficam a uma certa distância da orla.

A praia do Cupe é repleta de grandes hotéis e resorts.

Lá também existem várias pousadas com valores mais em conta para hospedagem.

Praia de Maracaípe

Maracaípe foi feita para os surfistas e é o ponto perfeito para quem deseja curtir ondas radicais e paisagem arborizada.

Mas não só isso, no pontal de Maracaípe – que é a junção do rio com o mar – é possível curtir um ambiente mais tranquilo, em contato com a natureza.

A região de Maracaípe é sede para muitos campeonatos de surf e, durante todo o ano é possível acompanhar de perto a prática do esporte.

Outro ponto interessante, é que na praia há um forte movimento de preservação ambiental, promovido por nativos, que desejam manter a vegetação tradicional da região e o Mangue – em contrapartida às grandes construções.

Sendo assim, o cenário de Maracaípe é bastante preservado naturalmente e conta com uma menor infraestrutura, no que se diz a respeito a resorts e grandes hotéis.

Praia de Serrambi

Serrambi é belíssima e segue o mesmo estilo de outras praias paradisíacas da região – calma, possui águas límpidas e aquecidas.

É uma praia basicamente formada por casas residenciais de alto padrão, possuindo pouquíssimos hotéis.

Serrambi é perfeita para quem quer fugir do agito dos pontos mais tradicionais, como a Praia da Vila, por exemplo.

Localizada a 70 km da capital, a praia divide o espaço da orla entre o mar aberto e os arrecifes.

Passeios em Porto de Galinhas

jangada em Porto de Galinhas

jangada em Porto de Galinhas

Há quem pense que Porto de Galinhas se resuma à praia, mas não é bem assim.

Existem várias opções de passeios e atividades para curtir acompanhado ou sozinho – é você quem escolhe!

Veja a seguir alguns exemplos.

Passeio de jangada

Uma das principais atividades são os passeios de jangada, que levam turistas até as piscinas naturais localizadas a alguns quilômetros da praia da Vila.

A parada, portanto, é quase que obrigatória para quem passa férias na região. As piscinas são formadas na maré baixa e possuem águas cristalinas, possibilitando a observação da vida marinha e até mesmo o mergulho com snorkel.

Buggy

Por outro lado, para quem deseja explorar mais a fundo os arredores de Porto de Galinhas, o passeio de buggy é a melhor opção.

Contudo, é preciso ter cuidado e contar com a ajuda de um guia.

Com o buggy é possível conhecer as principais praias da região, desde Maracaípe até Muro Alto, com paradas em cada uma delas para que todos possam curtir o litoral.

Projeto Hippocampus

Para além das praias e piscinas naturais, o projeto Hippocampus é uma oportunidade de se conectar com a vida marinha e conhecer mais sobre os cavalos-marinhos.

A visita permite aos turistas entenderem mais sobre a iniciativa e fazer parte de tours guiadas por biólogos e veterinários.

O projeto Hippocampus conseguiu levar mais de 100 mil filhotes de cavalos-marinhos à natureza e tem como principal intuito preservar a diversidade ecológica da região.

Feira de artesanato

Uma alternativa para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a cultura do nordeste – e ainda comprar as famosas lembrancinhas para a família e os amigos – é a Feira de Artesanato de Porto de Galinhas.

Com valores acessíveis ao público, o local atrai turistas em qualquer época do ano e ajuda a movimentar economicamente toda região.

Ateliê Gilberto Carcará

Gilberto de Carcará foi quem criou a identidade de Porto de Galinhas.

A missão do artista plástico era de desenvolver um símbolo que representasse a região, logo, ele criou as obras que retratam as famosas galinhas de Pernambuco.

Tendo isso em vista, para conhecer um pouco mais sobre a história da região, a visita ao local é uma ótima ideia.

Alí, o próprio artista é quem recebe os visitantes e os trata com muita simpatia.

Contudo, as visitas devem ser agendadas com antecedência.

Vida noturna em Porto de Galinhas

Apesar do movimento a noite, Porto de Galinhas é uma região diurna, que oferece muito mais opções durante o dia, como as praias, piscinas, passeios de buggy , etc.

Logo, a vida noturna não é tão agitada quando muitos podem imaginar.

Ao cair das estrelas, o calçadão e as ruas da vila são fechados para veículos, permitindo que as pessoas transitem sem preocupação pela feirinha de artesanatos e pelos restaurantes da região.

A noite, o melhor programa é ir jantar em um bom restaurante e depois passear pelas ruelas da vila, conhecendo as lojas e barraquinhas que se estendem pela ruas.

Para quem deseja um pouco mais de agitação, por outro lado, bares e restaurantes oferecem música ao vivo e ainda é possível encontrar algumas boates abertas, dependendo a época do ano.

Assim, você entra em contato com a cultura da região e curte uma boa música tradicional do nordeste – e ainda dança ao som do clássico forró nordestino.

Porto de Galinhas: quando ir?

Por estar localizado em uma região mais quente – e para a sorte dos turistas – em Porto de Galinhas o clima é sempre muito agradável, dessa forma, o lugar nunca está vazio.

Você pode agendar a sua viagem para o verão, para a primavera ou até mesmo para o outono.

Geralmente, a temperatura de Porto de Galinhas fica na casa dos 26 °C, mas no verão, pode chegar a 30 °C – e é então que o lugar ganha mais e mais turistas.

De abril a agosto, por outro lado, a região tem uma considerável baixa e pode apresentar preços mais acessíveis, entretanto, devido a grande quantidade de chuvas e a baixa na temperatura, são poucos os turistas que viajam para lá.

Já entre dezembro e fevereiro, com os recessos de final de ano e o Carnaval, Porto de Galinhas passa a ser disputadíssima.

Pousadas e hotéis ficam lotados e as praias enchem de pessoas – o que reflete na alta dos preços.

Em resumo, visitar Porto de Galinhas é ideal durante todo o ano e mesmo no inverno, onde o clima é mais ameno, ainda é possível curtir um pouquinho da praia.

Logo, quem escolhe a melhor data para a viagem é você!

Como chegar?

Porto de Galinhas está localizado a cerca de 60 quilômetros da capital pernambucana, Recife e do Aeroporto de Guararapes.

Assim, chegar até o local pode ser bem simples – seja de carro ou de avião, a viagem é relativamente curta.

Para quem vem de outro estado, é possível desembarcar na rodoviária ou no Aeroporto de Recife e seguir para Porto de carro, táxi, ônibus ou transfer.

No entanto, o transporte já deve estar incluso no planejamento da viagem, para que não haja imprevistos na hora de se locomover até a praia.

A viagem de táxi é ideal para aqueles que viajam em grupos que possuem um orçamento mais amplo – afinal, a corrida pode sair mais cara.

Por outro lado, para quem deseja economizar, os ônibus que partem para a região são uma ótima pedida.

Aqueles que viajam de carro podem chegar à Ipojuca através da rodovia BR-101, que dá acesso a PE-060.

Chegando no município, então, é necessário seguir até a PE-038 até Nossa Senhor do Ó e, assim, pegar a BR-009, que passa pelas praias do Cupe, Muro Alto e leva o motorista diretamente ao centro de Porto de Galinhas.

Onde ficar: hotéis e pousadas

A região de Porto de Galinhas conta com opções de hospedagem para todos os bolsos.

De um lado, temos resorts super estruturados que, consequentemente, cobram preços mais elevados e oferecem uma grande variedade de benefícios, como refeições no local e acesso a espaços privados – piscinas, quadras de esportes, áreas infantis, etc.

Em contrapartida, existem as pousadas, opções menos luxuosas e que aproximam mais o turista da cultura e história da região, por serem, geralmente, administradas por locais.

Este tipo de acomodação é mais acessível em comparação aos resorts, contudo, não conta com a estrutura das grandes redes de hotéis.

A pousada Jangada é uma ótima opção para quem não deseja gastar muito com acomodações, mas ainda sim, não abre mão de certas regalias.

Localizada a poucos metros da praia de Porto de Galinhas, o espaço conta com uma ótima piscina e almoço gratuito para os hóspedes.

Quem não deixa o luxo de lado, pode contar com o Nannai Resort & Spa, uma das opções mais sofisticadas da região, que conta com piscinas, um spa exclusivo e sauna – além de uma super estrutura para lazer.

O local está localizado na Praia do Muro Alto e também possui restaurante e bar para os visitantes.

O Hotel Vivá Porto de Galinhas também é uma opção interessante para quem visita à região de Ipojuca.

Com muitas alternativas e atividades para os hóspedes, o ambiente é elegante e atende à todas as necessidades dos turistas – com um valor de diária mediano para o município.

Pacotes de viagem para Porto de Galinhas

Por ser um dos destinos mais desejados do Brasil, existem diversos pacotes de viagem para quem deseja conhecer Porto de Galinhas.

Os valores podem variar de acordo com aquilo que está incluso na viagem – voo, pousadas, passeios, etc.

Alguns pacotes incluem passeios e visitas às praias mais distantes, enquanto outros oferecem somente o voo e a hospedagem.

Dicas

Viajar é uma maravilha, contudo, é preciso estar atento e tomar alguns cuidados, tanto na hora de viajar, quanto no planejamento.

Veja algumas dicas:

  • Caso a viagem aconteça durante o período chuvoso, se prepare para encarar poças de lama pela vila e carregue, ao menos, um casaco – para estar preparado para as mudanças climáticas;
  • Não se preocupe com dinheiro vivo, a região possui caixas eletrônicos 24h de diferentes bancos, onde você pode sacar sem complicações e, além disso, a maioria dos estabelecimentos trabalha com cartões de crédito e débito;
  • Na hora de se locomover entre as praias, opte por bugueiros confiáveis e recomendados pelos locais de hospedagem;
  • Fique atento aos preços cobrados – principalmente no período de alta, onde tudo é mais caro;
  • Não esqueça do protetor solar. A região possui temperaturas altas mesmo durante as estações mais frias e, por isso, os raios solares podem causar fortes queimaduras se a exposição for prolongada.

Repleto de maravilhas naturais, Porto de Galinhas é um ótimo lugar para passar visitar ou férias incríveis.

Portanto, não deixe de adicionar essa bela praia na sua lista de próximas viagens.

como chegar a porto de galinhas