Porto Seguro: A cidade onde o Brasil começou

Assim que Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, no ano de 1500, a primeira cidade que ele pisou foi Porto Seguro.

Inclusive, é exatamente por conta disso que muitos slogans presentes no local dizem que foi lá que o país começou – agora você já sabe que isso está mais do que certo.

Contudo, apesar desse fato histórico tão importante, não é apenas por conta disso que nos dias de hoje a cidade recebe milhares de turistas todos os anos.

Na verdade, as belíssimas paisagens naturais, as praias, a animação contagiante e a excelente estrutura para atender os visitantes são algumas das coisas que tornam Porto Seguro um destino tão procurado.

Mesmo sendo um município interiorano, fique sabendo que por lá é possível encontrar uma grande variedade de hotéis bem como um aeroporto próprio, que faz e recebe voos para diferentes locais diariamente.

Tudo isso sem falar dos três principais distritos que fazem parte dessa cidade baiana: Caraíva, Trancoso e Arraial d’Ajuda.

Cada um deles possui suas próprias características e belezas, e os turistas ao invés de somente conhecê-los podem optar por se hospedar em algum deles, fica a escolha de cada um.

Como já foi possível notar até agora, Porto Seguro é um destino capaz de agradar os mais diferentes tipos de público, desde quem gosta de agitação até mesmo aquelas pessoas que preferem a tranquilidade.

Sendo assim, independente de qual grupo você se encaixa nessa história, acompanhe este conteúdo até o final e conheça tudo a respeito da cidade onde o Brasil começou.

Depois disso você já estará pronto para arrumar suas malas e curtir ao máximo sua viagem!

O que fazer em Porto Seguro?

Porto Seguro

Porto Seguro

Como Porto Seguro é um destino bastante completo e cheio de opções, você precisará antes de qualquer coisa montar um roteiro com os principais lugares que deseja visitar e conhecer.

Isso, é claro, levando em consideração a quantidade de dias que passará por lá.

Para te ajudar com isso, logo a seguir será possível conferir uma lista de possibilidades sobre o que fazer em Porto Seguro.

Afinal de contas, seja durante o dia ou à noite, não faltam coisas para conhecer e locais para visitar nessa cidade tão conhecida nacionalmente.

Por mais que as principais atrações sejam as praias, como já era de se esperar, existem sim muitas outras opções para os mais diferentes tipos de turistas.

Quer conhecer algumas delas? Então confira logo abaixo.

1. Caraíva

Como já explicado antes, Caraíva é um dos principais distritos de Porto Seguro muito procurado pelos turistas.

No passado, o local era somente uma vila de pescadores, entretanto com o passar dos anos o turismo foi tomando conta e hoje já é possível se deparar com uma excelente infraestrutura para receber vários visitantes todos os anos.

É importante deixar claro que o lugar é simples, portanto ideal para quem quer tirar um dia para relaxar e ter bastante contato com a natureza.

Toda essa simplicidade já pode ser notada logo na chegada, uma vez que só é possível acessar o distrito de Caraíva através de uma travessia de canoa.

2. Parque Marinho de Recife de Fora

Depois de ter separado um dia para relaxar em Caraíva, outra dica sobre o que fazer em Porto Seguro é ir até o Parque Marinho de Recife de Fora por meio de um passeio de escuna que dura em média 45 minutos.

O lugar em si é encantador, não é por acaso que o parque é considerado o terceiro maior centro de biodiversidade marinha do país.

Para se ter uma ideia, lá você pode ver peixes, tartarugas, entre outros animais que vivem no local.

Quem gosta de aventura, a melhor opção é alugar um snorkel para fazer mergulho na região.

Todavia, um dos únicos problemas é que as saídas dependem totalmente da maré baixa, por isso esse é um passeio que não pode ser feito todos os dias.

De qualquer forma, se der para você fazer não deixe de aproveitar, é realmente inesquecível.

3. Praia do Espelho

Falando especificamente sobre praias, quem vai até Porto Seguro simplesmente não pode deixar de conhecer a praia do Espelho, uma das praias mais bonitas de todo o Brasil.

Como o próprio nome já sugere, o mar tranquilo é capaz de refletir o céu e isso se torna um espetáculo sem igual, além das falésias ao fundo, que deixam a paisagem ainda mais bela.

Essa praia é um pouco mais isolada do que as outras, mas apesar disso é um passeio que realmente vale a pena.

4. Passarela do Álcool

Por sua vez, durante a noite a melhor opção para aproveitar Porto Seguro é ir até a Passarela do Álcool.

Esse com toda a certeza é o ponto noturno mais popular da cidade.

O local, rodeado de casas coloridas, fica cheio de barracas para receber os turistas, as quais vendem desde artesanatos até comidas típicas da região.

Além disso, também há várias opções de bares e restaurantes para você aproveitar as suas noites.

A Passarela do Álcool é um programa recomendado para todos os públicos, seja famílias com crianças ou grupos de amigos, não importa.

5. Centro Histórico

Para finalizar, quem gosta de passeios históricos e culturais deve conhecer em algum momento o Centro Histórico de Porto Seguro, o principal ponto de partida para entender um pouco melhor a história do Brasil.

Caso ainda não saiba, essa região da cidade é tombada como patrimônio histórico e é onde fica localizado o Marco Zero do Descobrimento.

Ao dar uma volta pelo centro, você poderá notar várias igrejas, casas e museus, bem como um farol onde todos os turistas param para tirar fotos.

Se quiser comprar algumas lembrancinhas da Bahia esse é o local indicado.

Portanto, separe pelo menos uma tarde ou manhã da sua viagem para conhecer e se encantar com o Centro Histórico.

Quando ir?

Porto Seguro

Porto Seguro

Mesmo sendo possível visitar Porto Seguro em qualquer período do ano, a melhor época para ir até lá é na alta temporada, ou seja, entre dezembro e março.

Afinal de contas, esse momento coincide com o verão e com sol forte praticamente o dia todo.

Se você é uma daquelas pessoas que gosta de agitação, deixe para ir até Porto Seguro no carnaval, época em que a cidade fica repleta de turistas e recebe diversos artistas para alegrar a galera.

Simplesmente não tem como não se divertir com todos os trios elétricos e blocos que passam por lá.

Por outro lado, para quem prefere mais tranquilidade o ideal é visitar a cidade entre os meses de abril e junho ou setembro e novembro.

Pousadas e hotéis

Como já explicado antes, mesmo sendo uma cidade interiorana Porto Seguro conta com uma excelente infraestrutura para receber os visitantes, principalmente quando o assunto é hospedagem.

Existem opções para todos os gostos e bolsos, não há com o que se preocupar.

Geralmente, os hotéis ficam localizados bem próximos uns dos outros.

Algumas das melhores opções para você escolher são:

  • La Torre Resort;
  • Portal Beach – Rede Soberano;
  • Transoceanico Praia;
  • Porto Seguro Praia Resort;
  • Poty Praia Hotel;
  • Hotel Sueds Plaza;
  • Arraial d´Ajuda Eco Resort;
  • Sunshine Praia Hotel;
  • Nauticomar All Inclusive (Maio);
  • Aquarela Praia Hotel;
  • Sarana Praia Hotel;
  • Safira Praia Hotel;
  • Atlantida Park;
  • Brisa Da Praia;
  • Pontal Praia Hotel;
  • Praia Mar – Rede Soberano;
  • Portal Ville – Rede Soberano;
  • Hotel Shangrilá;
  • Hotel Terra Brasil;
  • Hotel Sued’s Premium.

O que você precisa fazer é analisar com calma cada um deles e ver qual atende melhor às suas necessidades – não se esqueça de conferir se o preço também é viável para o seu orçamento, certo?

Em suma, Porto Seguro é um destino turístico que realmente encanta os visitantes.

Se você estava em dúvidas se iria ou não para lá em sua próxima viagem, com certeza depois de todo este conteúdo já se decidiu, não é mesmo?