Praia do Forno: O cartão postal de Arraial do Cabo

Você consegue imaginar uma praia cercada de área verde e acessada somente a pé, através de uma trilha, ou de barco?

A Praia do Forno é exatamente assim.

Não é à toa, portanto, que o local é conhecido por ser um dos cartões postais de Arraial do Cabo, município carioca localizado na Região dos Lagos.

Inclusive, o mar todo azulado lembra bastante as águas do Caribe ou daquelas imagens paradisíacas que você encontra na internet e acha que não é possível ver no mundo real.

Apesar de não ser um local muito grande, a Praia do Forno possui cerca de 500 metros de faixa de areia branquinha – para completar a paisagem – e recebe bastante turistas principalmente nos dias ensolarados.

Afinal, por conta de sua paisagem exuberante a praia agrada tanto pessoas que preferem um local mais agitado quanto aqueles que não abrem mão da calmaria – nesse último caso é só escolher a época certa para viajar, ao longo deste conteúdo você entenderá melhor isso.

Para quem não sabe, é uma trilha escondida no final da Praia dos Anjos que leva a um dos mais belos lugares de Arraial do Cabo.

Durante o caminho, os visitantes precisam enfrentar uma subida, entretanto o que realmente tira o fôlego deles é a paisagem encontrada no final do caminho.

Tudo é bastante recompensador.

A vegetação nativa da Mata Atlântica ao fundo, junto com o mar azulado e a faixa de areia branca tornam a Praia do Forno encantadora e um incrível cenário para fotos.

Portanto, se está planejando ir para Arraial do Cabo, um destino que por si só já é bastante procurado pelos turistas, não deixe de reservar pelo menos um dia para conhecer a Praia do Forno.

Todavia, antes de qualquer coisa confira ao longo deste conteúdo o que fazer nessa praia, como chegar, quando ir e onde ficar hospedado.

Embarque em sua próxima aventura agora mesmo.

O que fazer na Praia do Forno?

Se você quiser apenas ficar sentado o dia todo admirando a paisagem do local, já é o suficiente para não querer ir embora.

Entretanto, é claro que existem sim outras coisas para fazer ao longo dos 500 metros de extensão da Praia do Forno.

Para começar, vale ressaltar que quem prefere um lugar mais agitado deve ficar na ponta direita da praia, cheia de bares, quiosques, carrinhos de comida e, é claro, pessoas.

Lá também é possível alugar caiaques para aproveitar e conhecer ainda mais aquele mar todo azulado, assim como praticar snorkeling e avistar muitas tartarugas.

Caso goste de aventura, portanto, esses são os passeios mais recomendados na Praia do Forno.

Outra atração da praia é o restaurante flutuante. Inclusive, é por lá que os turistas podem praticar snorkeling – que foi mencionado acima – e avistar até mesmo uma fazenda de ostras.

Além disso, esse restaurante oferece deliciosos frutos do mar, assim como alguns petiscos para as pessoas que estão aproveitando ao máximo o passeio.

Por sua vez, quem gosta de calmaria precisa caminhar um pouco mais até o final da faixa de areia e curtir a praia praticamente sem ninguém.

Esse é o local ideal para ler um livro, dar uma descansada ou simplesmente tomar um banho de mar e ficar admirando a paisagem.

Falando em mar, a temperatura das águas da Praia do Forno não é das mais geladas de Arraial do Cabo, então não deixe de aproveitar para renovar as suas energias naquela imensidão azulada.

Viu só como a Praia do Forno agrada todos os tipos de turistas?

Basta escolher o canto certo da praia e pronto, todo mundo pode se divertir.

É importante deixar claro ainda que a infraestrutura do local permite que os turistas passem o dia todo curtindo sem precisar levar nada.

Há banheiros, diversas opções de comidas, e é possível também alugar cadeiras e barracas.

Dessa forma, independente se você for ficar tranquilo, apenas curtindo a paisagem, ou se aproveitará para alugar um caiaque ou praticar snorkeling, não precisa se preocupar com nada além de se divertir.

Como chegar até a Praia do Forno?

Conforme explicado antes, o caminho até a Praia do Forno pode ser feito tanto a pé, por meio de uma trilha, quanto de barco, fica a escolha de cada um.

No caso da trilha, demora cerca de 20 minutos e há uma subida um pouco puxada, porém não é necessário fazer muitos sacrifícios para conseguir subir.

Apenas tome bastante cuidado com as pedras, que ficam escorregadias em dias chuvosos.

De qualquer forma, a trilha, que começa na Praia dos Anjos, possui diversas placas para orientar os visitantes e uma excelente infraestrutura.

Uma vantagem de ir a pé é ter a possibilidade de encontrar um mirante assim que terminar a subida.

De lá de cima é possível admirar toda a paisagem.

É realmente difícil sair desse local.

Contudo, fique sabendo que a praia reserva coisas ainda melhores.

No entanto, você pode optar por ir de barco até a Praia do Forno sem nenhum problema.

Ele também parte da Praia dos Anjos e custa R$ 10 por trecho — esse custo pode variar em épocas de temporada.

Quando ir?

Isso dependerá diretamente das suas preferências.

Se gostar de bastante movimento, o recomendável é ir até a Praia do Forno nos meses de julho, dezembro e janeiro.

Por ser época de férias escolares e de feriados importantes, esses são os meses da alta temporada.

Já se quiser aproveitar momentos mais tranquilos, vá nos outros meses do ano.

Como o inverno do local não é tão rigoroso, você conseguirá curtir ótimos dias de sol por lá entre agosto e novembro.

Pousadas e hotéis

Já em relação à hospedagem, fique sabendo que você precisará escolher um local em Arraial do Cabo, certo?

Mas, fique tranquilo, existem algumas opções mais próximas da Praia do Forno.

Assim, é possível ter uma maior praticidade durante a viagem.

Essas opções são:

  • Pousada Recanto das Tartarugas;
  • Pousada Estalagem do Porto;
  • Pousada Rayer Land;
  • Capitão n’Areia Pousada;
  • Pousada Lymar;
  • Pousada Xerxes;
  • Hotel da Canoa;
  • Pousada Caminho do Sol;
  • Pousada Porto Praia.

Tudo o que você precisa fazer, portanto, é escolher o lugar que preferir, levando em consideração os seus gostos e o quanto pretende gastar com hospedagem.

Sendo assim, se está planejando viajar para Arraial do Cabo, não deixe de passar pelo menos um dia na Praia do Forno, um local realmente encantador.