Visite Salvador e se encante com toda beleza e diversidade do local

Sabe aquele destino turístico bastante animado e repleto de paisagens naturais?

Pois bem, é exatamente assim que é Salvador.

Conhecida por ser um símbolo da cultura do Brasil, com bastante diversidade e gente alegre, a capital da Bahia atrai vários turistas ao longo do ano, principalmente aqueles interessados em diversão e em desbravar um pouco mais a história do país.

Não é preciso de muito para ser feliz em Salvador, basta um céu ensolarado e um passeio pela cidade.

O centro histórico e as lojinhas do Pelourinho são dois lugares que ninguém pode deixar de conhecer.

A cultura desse local é riquíssima e se demonstra de diversas formas, seja na culinária, nas expressões artísticas ou na arquitetura.

Tudo isso fica ainda melhor quando unido com o povo baiano que é bastante acolhedor – com certeza você se sentirá em casa com muita facilidade.

Se o que você deseja é ficar ocupado todos os dias da sua viagem, então não precisa se preocupar.

Isso porque existem vários lugares para conhecer e coisas para fazer em Salvador, como admirar o pôr do sol na Baía de Todos os Santos, tomar um banho de mar nas mais diversas praias, saborear a culinária local, visitar o Farol da Barra, entre inúmeras outras opções.

Difícil mesmo será conseguir fazer tudo nos dias que passará por lá, uma vez que dá vontade de ficar várias horas em apenas um lugar.

De qualquer forma, fazendo um roteiro com certeza não será complicado de aproveitar ao máximo os seus dias em Salvador.

Quer uma ajuda? Então leia este conteúdo completo até o final.

O que fazer em Salvador?

Seja durante o dia ou à noite, Salvador é uma cidade que oferece diversas atrações aos seus visitantes.

A infraestrutura para o turismo no local é excelente e isso é perfeito para aquelas pessoas que gostam de ter opções para escolher.

Prefere ficar tranquilo ou aproveitar um dia mais agitado?

Gosta de curtir passeios mais históricos e culturais ou é daqueles turistas que ficam o dia todo na frente do mar curtindo ao máximo?

Independente das suas respostas, fique sabendo que a capital da Bahia é o destino ideal para você.

Sabe por quê?

É simples: porque existem atrações para todos os gostos. Veja a seguir algumas das principais.

1. Elevador Lacerda

Para quem nasceu em Salvador, o Elevador Lacerda nada mais é do que uma forma utilizada para atravessar a distância entre o centro histórico e a cidade baixa.

No entanto, para os turistas o lugar possui um significado diferente e é bastante atrativo.

Sendo assim, não deixe de passar por lá e de tirar uma belíssima foto, principalmente com o fundo para a Baía de Todos os Santos.

Por mais simples que pareça, é algo surpreendente e que você nunca irá se esquecer.

Esse elevador começou a ser construído ainda em 1869 e tem esse nome como uma homenagem ao engenheiro que o construiu.

2. Mercado Modelo

Desceu até a cidade baixa pelo Elevador Lacerda?

Então agora é hora de continuar seguindo o caminho e encontrar o Mercado Modelo.

O local é excelente para aquelas pessoas que querem fazer umas compras e levar lembranças de Salvador para a família e os amigos.

O mercado é bastante tradicional na cidade, portanto não vá embora sem antes conhecê-lo, certo?

3. Ponta de Humaitá

Outro ponto turístico bastante conhecido em Salvador é a Ponta de Humaitá, um lugar tranquilo e que possui uma vista incrível de toda a cidade.

Lá as pessoas aproveitam para fazer um lanche da tarde, relaxar e simplesmente curtir o momento.

Uma dica bem interessante é ir até lá perto do horário do pôr do sol e admirar esse espetáculo de tirar o fôlego de qualquer um.

4. Farol da Barra

Outro passeio para se fazer em Salvador é conhecer o Farol da Barra.

O melhor de tudo é que ao ir até lá você pode visitar tanto o Forte de Santo Antônio da Barra – que é onde fica o farol – quanto o Museu Náutico da Bahia, ou seja, dois passeios em apenas um.

É interessante mencionar que esse forte foi o primeiro a ser edificado no Brasil, mais especificamente em 1534.

Além disso, agora é possível visitar o farol de 22 metros de altura. Já imaginou a vista incrível depois de subir 82 degraus?

5. Pelourinho

Em linhas gerais, o Pelourinho nada mais é do que o coração da Bahia e um pedaço da cultura africana que está presente no Brasil.

É praticamente impossível ir até Salvador e não separar um tempo para conhecer o Pelourinho.

O local é repleto de igrejas, lojas, restaurantes e casarões coloridos.

Por lá você pode tirar algumas fotos, fazer compras nas lojinhas de artesanato, observar o movimento e a diversidade de pessoas que circulam no local, curtir as músicas de grupos que às vezes improvisam algum som com seus instrumentos, entre diversas outras coisas.

Esse é o tipo de lugar que apenas de estar lá já vale muito a pena.

6. Basílica Nosso Senhor do Bonfim

Por fim, mas não menos importante, independente da sua religião separe um tempo para visitar a mais tradicional igreja de Salvador, a Basílica Nosso Senhor do Bonfim.

Construído desde 1745, é nas escadarias desse templo que acontece a tão conhecida festa da Lavagem do Bonfim.

Inclusive, é lá também que você pode adquirir um dos símbolos mais marcantes da Bahia: as fitas coloridas.

Viu só quantas coisas é possível fazer em Salvador?

Tudo isso sem contar as praias, é claro, que estão sempre prontas para receber os turistas.

Quando ir a Salvador?

Aqui é importante deixar claro que o sol está presente em Salvador praticamente o ano todo – se quiser evitar ao máximo as chuvas, então não viaje entre os meses de abril e julho.

De dezembro até o final do carnaval, por sua vez, é a época em que a capital baiana mais recebe turistas, ou seja, é o período de alta temporada.

Caso goste de bastante movimento, então esses com certeza são os melhores meses para ir até lá.

Quem prefere uma cidade mais tranquila, o recomendado é conhecer Salvador entre os meses de setembro e novembro.

Pousadas e hotéis

Como Salvador oferece uma grande variedade de hospedagens aos seus turistas, às vezes é um pouco complicado de escolher a melhor para cada caso em específico.

Dessa forma, para te ajudar nesse momento logo a seguir você encontrará algumas opções para analisar com calma e descobrir qual melhor se encaixa em suas necessidades.

  • Apartamento no Bahia Flat;
  • Expresso 2222;
  • Viver Bahia Pousada;
  • Pousada Solar dos Deuses;
  • Bahia Suites Residence Salvador;
  • Apartamento Centro Histórico.

Lembre-se de fazer a sua reserva com antecedência, principalmente se for viajar em época de alta temporada.

Visite Salvador e suas tradições

Quem nunca sonhou em conhecer Salvador, terra de todos os santos, cheia de alegria, muito calor e mar?

A capital do estado da Bahia é destino certo para muitos turistas, de dentro e fora do Brasil, que chegam à cidade para conhecer os encantos do nordeste.

Salvador é rica em memórias e tradições, que fluem por todos os cantos da cidade, transformando a capital em um lugar único por si só.

Conhecida por sua gastronomia, arquitetura e música, a cidade nordestina é o destino dos sonhos de muitos brasileiros, principalmente na época do carnaval, onde a capital recebe a maior festa popular do mundo – afinal, quem nunca ouviu falar do carnaval em Salvador?

A festa carnavalesca é um marco de Salvador e atrai cada vez mais milhares de foliões para o nordeste em meados de fevereiro e março, quando o festival de rua acontece.

Com muitos trios elétricos e os melhores cantores e bandas do Brasil, a cidade abraça uma das maiores festas de rua do mundo e dá palco para a folia, que marca suas tradições.

Salvador foi a primeira capital brasileira e, com isso, é recheada de história e influências, que tornam a cidade rica em diversidade, envolvendo referências do período colonial com a cultura africana, que moldou grande parte da memória da Bahia.

Seu Centro Histórico é considerado Patrimônio Mundial da ONU e dá cores para muitos cartões postais da capital baiana, com a arquitetura portuguesa que exala charme e encanta turistas.

Dessa forma, Salvador é um destino sempre muito procurado, seja por estrangeiros ou brasileiros que desejam explorar as belezas do nosso país.

A região possui praias paradisíacas, que se juntam à uma arquitetura única que traduz a diversidade da capital.

As praias se dividem em 80 km de areia, entre as regiões de Cidade Alta e Cidade Baixa, passando por Inema até a Praia do Flamengo, dando a volta em Salvador.

Mas, a capital baiana é muito mais do que calor e mar: Salvador possui uma cultura extraordinária, movida por um cenário artístico amplo e com muitas opções para quem busca conhecer a cidade para além das areias das praias.

A gastronomia da Bahia também se destaca e é quase um marco turístico para os visitantes que dispõem a conhecer os sabores do nordeste.

Salvador é cultura, tradição e festa, então se você é apaixonado pela capital nordestina não deixe de ler este artigo e descubra os encantos da cidade!

Pontos turísticos de Salvador

No geral, a Bahia é um estado de sol e muito calor, dessa forma, os principais pontos turísticos de sua capital são as praias.

Posicionadas em mais de 80 km de orla, as praias de Salvador se dividem entre Cidade Alta e Cidade Baixa, passando por Inema e todo o subúrbio da região, até a Praia do Flamengo, localizada no lado oposto da capital.

As praias são banhadas tanto pelo Oceano Atlântico, na Cidade Alta, quanto pela Baía de Todos-os-Santos (a maior Baía do Brasil), na Cidade Baixa.

A grande extensão de quilômetros de areia conquista turistas e moradores, que aproveitam cada raio de sol na orla da praia.

Todavia, Salvador não se resume apenas ao mar.

Há muita cultura em cada canto da cidade, seja no Mercado Modelo ou na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, principais pontos turísticos da região.

No Pelourinho, que se localiza no centro histórico de Salvador, encontra-se uma dos maiores atrações da capital baiana que, inclusive, já foi palco para diversos espetáculos, como videoclipes de artistas internacionais, por exemplo.

Além disso, o Farol da Barra também de destaca no roteiro do visitantes.

Construído em 1698, o local conta parte da história da cidade e é considerado como um monumento simbólico que caracteriza a capital.

Festa típicas

Carnaval Baiano

Carnaval Baiano

Salvador é uma cidade de festa, das menores até as maiores que o mundo já viu – como é o caso do carnaval baiano.

As festividades da região envolvem muita tradição e espiritualidade, que remetem ao seu passado e história, ricos em diversidade.

A capital nordestina é muito conhecida no Brasil como um lugar de muita alegria e comemoração, afinal ela abriga a maior festa popular do mundo, o Carnaval, e é palco para a folia de milhares de pessoas de todo o mundo.

No entanto, além disso, Salvador possui muitas festividades tradicionais, cheias de espiritualidade que envolvem seus moradores e fortalecem a cultura da região.

A Festa de Iemanjá, por exemplo, é uma comemoração que merece destaque em Salvador.

O evento acontece todos os anos, no dia 2 de fevereiro, no bairro do Rio Vermelho, onde milhares de pessoas se reúnem para fazer parte de um dos rituais mais belos do candomblé, que homenageia a rainha do mar.

Há também a Lavagem do Bonfim, um ritual muito comum na região, que acontece desde 1773 na Igreja do Nosso Senhor do Bonfim.

A comemoração é conhecida pelas fitinhas coloridas, que geralmente enfeitam os braços de turistas que passam por ali.

O evento é considerado a segunda maior manifestação popular do estado, ficando para trás apenas do grandioso Carnaval de Salvador.

Pratos típicos

Além das comemorações famosas da Bahia, Salvador também é conhecida por sua rica gastronomia, que representa muito bem a diversidade e sabor do nordeste.

A culinária baiana é, por si só, uma atração turística, a qual todos os visitantes devem conhecer.

Afinal, faz parte da viagem ao nordeste conhecer e se encantar com os pratos típicos da região, que mostram a grandeza das culturas brasileiras.

Em Salvador, quem dá nome à gastronomia é o famoso Acarajé, prato típico da região baiana, feito com uma massa feijão fradinho frito e recheado com camarão, cururu, vatapá e muita pimenta.

acarajé

Acarajé

A Moqueca também ganha destaque na lista de pratos típicos que você não pode deixar de experimentar.

A receita é perfeita para um almoço e consiste, basicamente, em camadas de legumes e peixes cobertas por temperos da região – tudo isso feito em uma panela de barro, que potencializa o sabor do prato.

Moqueca

Moqueca baiana

Portanto, Salvador tem muito a oferecer para todos os gostos e idades diferentes. Então, não deixe de conhecer essa cidade rica em cultura e muitas tradições.

O que está esperando para visitar Salvador?

Agora com certeza você já está mais do que preparado para montar o seu roteiro de viagem e aproveitar bastante essa cidade encantadora.